Programa

​"É preciso plantar a semente da educação para colher os frutos da cidadania.” Paulo Freire
Educação Infantil

 

   

    A Educação Infantil, como primeira etapa da Educação Básica, é  reconhecida pela Escolinha como importante aliada na promoção do  desenvolvimento da criança. A escola, como instituição  educativo-pedagógica, revela-se como espaço privilegiado para as  crianças viverem, também, de diferentes modos, a sua infância.

 

    Ao considerar as crianças como sujeitos de direito, cidadãs e  portadoras de vez e voz, a Escolinha e seus profissionais se dispõem a  reconfigurar o ideário moderno de infância e de criança. Isso porque  percebem a necessidade de ter clareza de que infância é um tempo  social eivado de singularidades e de que os modos de viver a condição  de criança se manifestam, no cotidiano institucional, sob roupagem com  diferentes formas expressivas.

 

    É necessário acompanhar o desenvolvimento, respeitando a criança em suas fases, tendo como eixos curriculares as interações e as  brincadeiras, permeadas pelas linguagens musical, oral e escrita,  matemática e corporal. Orienta-se que os professores planejem  atividades desafiadoras para  com as crianças; atividades que as  desafiem a fazer narrativas, descrições, comparações, relações,  construções em várias dimensões, explorando diferentes espaços e  materiais; atividades que as provoquem a pensar, tomar decisões e  resolver problemas; atividades que tomem como referência conceitos  fundamentais que precisam ser explorados em espaços coletivos de  Educação Infantil.

Ensino Fundamental I

 

    O trabalho pedagógico na Escolinha Trem da Alegria parte de uma  concepção humanística de educação, tendo com base os PCNs e a  fundamentação teórica de alguns pensadores.

 

    Jean Piaget em "As Leis do Equilíbrio", diz que para a  aprendizagem acontecer é preciso o desequilíbrio, algumas incertezas para assimilar novas informações, formulando hipóteses sobre elas e  surgirá, então, a acomodação e o reequilíbrio.

 

    Uma concepção de metodologia que considere e respeite o fazer  humano deve ter a característica da construção e transformação  contínua, procurando permanente evolução.

 

    Partindo da pluralidade e diversidade da essência humana,  desafiá-la, questioná-la, ampliá-la não podem ser ações únicas,  devendo ser inspiradas por princípios claros, mas adaptadas a cada  individuo e situação em empenho e arte.

 

    Na prática escolar são as reflexões metodológicas que, fundadas  nas concepções de homem, mundo, sociedade e educação, num diálogo  vivo, questionador, que dimensiona o conhecimento histórico das  experiências sociais, contextualizam o ser como humano e a sociedade  como espaço vivencial.

Rua Monsenhor Salazar, 547 - São João do Tauape, Fortaleza, Ceará  escolinhatremdaalegria@hotmail.com - (85) 3272.1004

  • Instagram

© 2017 por Escolinha Trem da Alegria.